Fotos do adaptador de lente – vai funcionar?


Desde a chegada da Elphel e de que a testamos com a lente Fujinon MA-Z de 7.5mm, havia o risco de que o ângulo de visão apresentado por ela não fosse aberto o suficiente para rodarmos o curta metragem.

Como praticamente todas as cenas são internas, precisaríamos de um recuo mais do que considerável, uns 5 metros de distância do objeto – presente em alguns lugares, mas inexistente em outros. O risco seria muito menor se tivéssemos uma lente de 5mm, ou de 3.5mm.

Aqui no Brasil, é muito difícil encontrá-las, mas o nosso grande amigo Artur, que nos vendeu a Fujinon, deu uma solução bem interessante. Usar um conversor na frente, que multiplica o fator de zoom por 0.42x. Na prática, isso faz com que nossa lente se torne uma 3.15mm, ideal para nosso objetivo!

Consegui fazer alguns testes básicos hoje para ver se a coisa deu certo. Como estou sem a metragem correta de distância dos objetos, posto as imagens amanhã com os resultados. Mas já dá para ver, por essas fotos, o trabalho do Clóvis, da Optisom, com o torno – foi ele quem construiu o adaptador prateado que vemos na foto acima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s