Minicurta saindo do forno


Na semana passada, eu, o Jayme e a Natália fizemos um mutirão para terminar a edição do minicurta “Cada Sorriso é um Flash”, que gravamos para testar como seria usar a Elphel em campo. É um dos preparatórios para a gravação do Floresta Vermelha; é bem provável que tenhamos mais um.

A imagem que vemos acima é da linha do tempo do Cinelerra, editando em arquivos proxy e antes da correção de cores. Falaremos mais sobre o processo todo durante a segunda oficina do CCE_SP, mas, fazendo um diário de bordo, foi bastante importante passar por este processo.

Primeiro porque vimos o potencial da câmera no campo, e agora sabemos mais sobre o que ela pode ou não fazer. Sabemos que temos que “matar” os processos de autoexposição e – algo que não sabíamos – de balanceamento de branco automático. Estas duas funções, se habilitadas, acabam gravando os arquivos em RAW diferentes para a mesma cena, complicando o processo de pós-produção, onde teremos que dar unidade de cor às sequências.

Uma pequena variação na luz externa (como na imagem acima, às costas da atriz) faz com que o ajuste de branco mude na câmera. Embora isso não devesse influenciar os arquivos gravados, que estão em RAW, a verdade é que eles estão bem diferentes, e teremos que consertar essa diferença na pós. Em uma gravação ideal, os arquivos RAW têm que ter informações bem parecidas.

Descobrimos também, que há ‘hot’ e ‘warm’ pixels na gravação, o que pode ou não ter solução para a câmera, mas é algo que definitivamente teremos que solucionar para os filmes, provavelmente usando máscaras.

Outra coisa importante foi aprimorar os scripts de automação de processos. Eles já estavam funcionando. Porém, para o nosso minicurta, usamos duas câmeras, a Elphel e uma Canon, o que deixa a edição um pouco diferente (não necessariamente mais complicada), e o processo de automação também diferente.

Vale registrar, finalmente, que a qualidade das imagens, tanto pela lente como pela Elphel, fica bem interessante e bonita quando há luz suficiente. Vai dar para ver bem isso na exibição do curta. Até lá!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s