Primeiro minicurta – arquivos prontos para editar

Hoje, ao final da tarde, começo da noite, vamos editar o nosso primeiro minicurta de testes, gravado para ser exibido na próxima oficina do CCE_SP, em 17/7.

Até então, estávamos com os arquivos brutos gravados pela câmera e precisávamos transformá-los seguindo o workflow que estabelecemos – de MOV para DNG para JPGs pequenos. Para mais detalhes sobre o processo completo, veja a série sobre Cinema Digital que estamos fazendo.

O normal, neste processo, seria primeiro ver e selecionar quais vídeos usaríamos e, só depois, transcodificá-los. Durante as gravações, tivemos o cuidado de usar nomes de arquivo usando duas
informações importantes, (1) qual era a faixa áudio no gravador externo, para sincronia; e (2) se era uma cena para balanceamento de branco posterior (white balance). Ou seja, só por aí já poderíamos eliminar uma série de takes que não deram certo.

Porém, aproveitei para fazer um registro de benchmark e ver se algumas coisas estavam de acordo com o esperado. Era importante aqui saber quanto tempo esses arquivos levam para ser convertidos em DNGs e MOVs, e quanto de espaço em disco eles ocupam neste primeiro momento. Em vários testes anteriores, havíamos observado que esta primeira conversão (pré-edição) costuma levar 6x o tempo total do filme – isto é, para cada 1min de filme, levamos 6min de tempo de conversão. No caso, estamos usando um i7, com 8 núcleos de processamento.

Resultados:
Total de 65 vídeos processados;
Número total de frames: 29.862;
Isso equivale a 20m44s na linha do tempo do Cinelerra (a 24 fps);
Média de duração dos vídeos: 20s;

Apenas os vídeos RAW (MOV) ocupavam 11,7GB de espaço;
Após a conversão, passaram a ocupar 73,5GB (6,28x o original);
Deste espaço,MOVs=11,7GB; DNGs=61,3GB; JPG proxies=530MB;

A conversão dos arquivos levou 118m13,6s (5,7x o tempo total de filme).

Os tempos estão de acordo com o que esperávamos. Já na questão do espaço em disco, precisamos de mais alguns testes para estimar o tamanho ao chegar na edição. Um chute bastante razoável é que ele ficará entre um mínimo de 5,5x e um máximo de 6,5x.

Anúncios