A comunidade internacional Apertus – Open Source Cinema (da qual fazemos parte!) acabou de lançar a versão em português da newsletter mensal! O boletim de notícias, que costuma sair na primeira quinta-feira do mês, já era traduzido do original, em inglês, para espanhol, francês e catalão. Agora, o acesso ao que está acontecendo no mundo do cinema open source fica mais fácil para nós!
A primeira edição saiu na semana passada, e como ela está cheia de notícias legais e importantes para o futuro da comunidade como um todo, posto ela aqui, na íntegra. Não deixem de se inscrever para recebê-la – para isto, é só entrar no link: http://apertus.org/en/newsletter.
Newletter da Apertus, Novembro de 2012Saudações. Sejam bem-vindos para outra ronda de novidades da Apertus. Esta edição traz novidades em múltiplos domínios, por isso sente-se, fique confortável e desfrute todos os incríveis desenvolvimentos que estão a ocorrer na nossa magnífica comunidade. VANITAS: A primeira longa-metragem filmada com a Axiom? O Artista e Realizador Oscar Spierenburg fundou o projecto da Apertus há pouco mais de 6 anos com o sonho de um dia filmar uma obra com uma câmara feita por ele. Agora, acabou o guião e o processo avançará. Será a sua primeira grande obra cinematográfica, uma co-produção Belga e Britânica intitulada Vanitas. Com a Axiom prestes a tornar-se realidade, o sonho inicial de Oscar para a Apertus está perto de dar frutos. Nós criamos um blogue para Vanitas, explicando a história do filme, introduzindo a comitiva por de trás da obra e dando-lhe a oportunidade de se manter informado sobre o progresso da produção. O blogue pode ser acedido no URL: vanitas.apertus.org Projecto “Hollywood ❤ Open Source”
Como parte do documentário “Hollywood ❤ Open Source” documentary, uma pequena equipa da Apertus aterrou em Amesterdão para filmar a entrevista. Nós acabamos por ter uma grande conversa com Ton, que foi muito amável durante um dia que foi recheado de reuniões coincidentes com o final da conferência anual da Blender. Durante a entrevista, discutimos a história de Ton, a história do Blender, o futuro do open source, e as implicações positivas do uso do open source em Hollywood, o uso de licenças, etc… Citando um membro da nossa equipa de rodagens “Nós podemos aprender bastante com Ton. Eu não quero resumir mal o que ele nos disse, mas do que entendi o dia de o open source ser a solução mais pragmática e bem-sucedida está prestes a chegar. Uma perspectiva de não-compromisso poderá ser a coisa certa a fazer. O futuro da Blender já esteve comprometido pela sua empresa fundadora prestes a falir. As licenças Open source e o crowd-funding salvaram o código da Blender de desaparecer, e introduziram uma prova futura de um software que agora toda a gente pode confiar. Uma série de clips da entrevista podem ser acedidos através do seguinte tópico dos nossos forums: http://www.apertus.org/forums/viewtopic.php?f=3&t=778 Já estamos a planear uma segunda sessão de filmagens com o Philippe quando formos à sessão de ‘how-do-you-do’: http://howdoyoudo.creativemediadays.be/speaker/apertus A câmara NC393 da Elphel, em desenvolvimento Andrey Filippov revelou que a ‘(Elphel) decidiu abandonar a ideia de construir o já desenhado e prototipado modelo NC373 da câmara. Embora a nova câmara contenha algumas partes da 373, as alterações são demasiado grandes para se chamar apenas uma revisão “C” da placa do sistema 10373, e o este modelo se intitular NC393. O sistema da placa da câmara terá um componente da Xilinx Zynq que combina FPGA e um duplo processador ARM no mesmo chip…’ Disposição do alinhamento das três câmaras (Heptaclops usa um sistema similar com 7 cameras)
O blogue oficial a explicar este tópico em maior detalhe pode ser encontrado aqui: http://blog.elphel.com/2012/10/heptaclops-camera-and-the-393/ A recolha de apoio financeiro para a produção de a Floresta Vermelha começou A equipa está à procura de angariar $3000. Por favor participe e assista a primeira narrativa de um filme usando uma Apertus a tornar-se num grande sucesso! Aqui está uma pequeno vislumbre daquilo que será o roteiro do filme: “Nikolai espera ser novamente parte da família ao final do dia. Mas, o que significará ser aceite num local onde a floresta raia encarnado, ao anoitecer?” Ao apoiar o projecto, poderá receber prémios, como uma cópia do filme em DVD, posters, o CD da banda sonora e bilhetes para a estreia. O filme foi rodado nos dois últimos fins-de-semana e está atualmente na fase de pós-produção. Ele será exibido no dia 30 de Novembro. Abaixo, poderá ver fotos da produção tiradas por Ana Rezende.
(Reunião da Apertus) “How Do You Do?” ‘How Do You Do’ vai presentear 10 mesas redondas e aglomerar 60 tópicos, focando temas actuais como transmedia, jogos, cinema, arte, empreendorismo, código criativo e mais. A entrada é gratuíta, mas por favor registe-se! Mais informações sobre este evento podem ser acedidas aqui: http://howdoyoudo.creativemediadays.be/ A Criação da Associação Apertus NOVO logotipo e Branding Ao contrário da maior parte dos processos de assimilação gráfica, onde tudo é apenas misturado, Pete percebeu o que estaria mais próximo da perfeição – a melhor forma de resumir as ideias exibidas na nossa comunidade – a “simplicidade”… Uma forma clara e limpa que soma todas as ideias/backgrounds/ideologias/etc. O resultado impressionante desta síntese pode ser visto abaixo. Informações:
Porque é que a Kickstarter se aproximou da Axiom e ao mesmo tempo se afastou Numa publicação de um blogue “Kickstarter Is Not a Store”, (Kickstarter não é uma loja) foi anunciado que renderizações de produtos para projectos de hardware serão banidos. É aqui o ponto crítico com a Kickstarter. Qualquer projecto que vise a criação de algo que não existe necessita de ferramentas de pré-visualização para demonstrar empiricamente o que se deseja criar. Os projectos mais bem sucedidos da Kickstarter: Ouya, Pebble, Oculus Rift, entre muitos outros, não teriam visto a luz do dia se estas restrições fossem introduzidas mais cedo. Nós dispusemos de muito esforço a planear a Axiom e na criação de modelos 3D para vos dar a chance de perceber como o nosso conceito poderia parecer como produto-acabado. De forma alguma, tentamos enganar quem quer que fosse e fazer alguem acreditar que já existia uma câmara física. A Kickstarter endereçou as suas preocupações sobre a viabilidade e a credibilidade dos projectos com renderizações realistas. Eles querem desenhos técnicos, Projectos CAD e esboços, ao invés de renders fotorealistas que, nas suas opiniões, poderiam enganar os clientes e fazê-los pensar que o produto já existe. Então, porque é que a Kickstarter não adoptou a política de que os renders deveriam ser rotulados como tal e resolver este problema de uma forma simples. Afinal de contas, projectos que mostrem renders em 3D sofisticados são mais passíveis de corresponderem a uma planificação sólida de desenvolvimento do produto do que um projecto desenhado à mão. Em abono da verdade e da proeficiência a Kickstarter devia ter chamado a sua publicação no blogue “Kickstarter Não é uma loja – Ainda (Mas estamos a trabalhar nisso)”. Há algum tempo atrás crowd-funding era igual à motivação individual longe das grandes corporações. O desejo de reinventar o mundo da base ao topo é um dos proncípios fundamentais da ideologia da Apertus. Mas, a nosso ver, a bolha da Kickstarter já rebentou. A inovação do Hardware mais do que provavelmente terá que encontrar outras plataformas de forma a poder continuar a existir. O que restará da Kickstarter serão provavelmente projectos de hardware que já estão culminados e apenas procuram uma maneira de vender bens em maiores quantidades. O caminho para financiar a APERTUS AXIOM? Os nosso melhores cumprimentos, |