hardware aberto


Nosso projeto é baseado nas câmeras Elphel, que são licenciadas como open hardware. São as mesmas câmeras usadas nas imagens do Google Street View.

Embora não tenham sido pensadas para se fazer cinema, uma discussão iniciada no fórum do site DV Info por volta de 2006 atentou para esta possibilidade. Iniciou-se uma longa pesquisa de como seria possível fazer filmes a partir de um de seus modelos – na época, o 333 -, o que deu origem a vários protótipos de como montá-la para gravar.

Assim surgiu a comunidade Apertus, voltada especificamente para este fim, e dona de um site e comunidades próprios a partir de 2010. Ao final daquele ano começaríamos o nosso envolvimento, buscando um caminho para editar os vídeos gravados em linux.

A pesquisa deu origem a um artigo no site OpenSource.com e à ideia de escrever um roteiro, para ser rodado com o modelo Elphel 353. A oportunidade se concretizou ao final de 2011, com o programa Elphel Development Camera Pool, pelo qual a empresa emprestaria aos selecionados uma câmera, em troca de ajuda com desenvolvimento/documentação. Agradecemos à Elphel pela oportunidade!

Anúncios

Uma resposta para “hardware aberto

  1. Pingback: Projeto Floresta Vermelha - VI Contato – Festival Multimídia Colaborativo – Futuros Criativos·

Os comentários estão desativados.